Hoje é aniversário da cidade do Rio de Janeiro e pra comemorar, selecionei um projeto de autoria internacional em terras cariocas o Hotel Fasano Rio.

O autor – Philippe Starck – é provavelmente o mais conhecido designer contemporâneo. Sua atuação é ampla, tanto como designer de interiores, como designer de produto e seus projetos vão desde bens de consumo produzidos em massa (como escovas de dentes, cadeiras) até mesmo casas, restaurantes e hotéis. Diferente de outros designers, ele não se concentra na criação de peças únicas, provocantes e caras. Seus projetos de produtos são artigos domésticos, usáveis, e seus produtos e mobiliário são muitas vezes de aparência estilizada, simplificada e orgânica e construídos com combinações inusitadas de materiais (vidro e tecido, plástico, pedras e alumínio, plush e cromo).

O hotel no Rio, tem muito desse universo de Starck mesclado com toques brasileiros, especialmente na decoração. Alguns elementos se assemelham muito ao Hotel Fasano de São Paulo e continuam forte a presença de madeira e dos tijolos queimados.

 

Com referências no design brasileiro, são muitos os móveis dos anos 50 e 60 e peças da linha Branco & Preto (reeditados pela marcenaria Etel Carmona), poltronas e bancos de Sergio Rodrigues misturados com criações exclusivas do próprio Philippe Starck.

     

Alguns quartos e a piscina tem uma vista fantástica do Morro Dois Irmãos, a partir da praia de Ipanema.

 

A piscina do hotel que é toda de mármore branco, inclusive, foi considerada pelo site de hotelaria Concierge uma das mais sexys do mundo… convidativa não?

Anúncios