Ha ha, eu tentei mesmo fazer um trocadilho com o título de hoje, mas ele não é à toa. Estamos chegando ao final de mais uma temporada de restaurantweek aqui em São Paulo e eu elegi pra falar do único restaurante que tive vontade de conhecer nos últimos tempos, falando de arquitetura e decoração.

 

Eu fiquei absolutamente encantada desde a primeira vez que vi esse painel na fachada do restaurante, que em arquitetura é conhecido como muxarabi. O muxarabi é um recurso criado pelos árabes para fechar parcialmente os ambientes de maneira que quem está dentro possa ter visão total do lado externo, porém preservando sua intimidade (sua principal função no mundo árabe era proteger as mulheres dos olhares masculinos). Nesse caso específico, teve seu desenho inspirado na extraordinária e moderna composição elaborada pelos arquitetos Howard Ashley, Hisham Al Bakri e Baharuddin Kassim para a Mesquita Nacional da Malásia, em Kuala Lumpur, construída em 1965.

 

No interior, escolhas acertadas para pisos, mobiliário e a delicada presença da vegetação são só complementos para o enorme mural que faz menção à tapeçaria árabe.

 

 

Eu acho que não vou conhecer nessa semana de oferta, mas o lugar é pra lá de lindo, não acharam?

Pra quem tiver sem ideia, vai hoje que ainda dá tempo: R. Horácio Lafer, 491, 4301- 5928, Itaim Bibi

E se você quiser saber mais sobre o projeto, espia na página do escritório que projetou o restaurante – Odvo, em parceria com Mínima Arquitetura.

